terça-feira, 20 de abril de 2010

Romantismo no Brasil, resumo.

José de Alencar : um dos principais escritores do Romantismo no Brasil


Introdução

O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX.
O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, os ideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são : valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.


Literatura
Foi através da poesia lírica que o romantismo ganhou formato na literatura dos séculos XVIII e XIX. Os poetas românticos usavam e abusavam das metáforas, palavras estrangeiras, frases diretas e comparações. Os principais temas abordados eram : amores platônicos, acontecimentos históricos nacionais, a morte e seus mistérios. As principais obras românticas são: Cantos e Inocência do poeta inglês William Blake, Os Sofrimentos do Jovem Werther e Fausto do alemão Goethe, Baladas Líricas do inglês William Wordsworth e diversas poesias de Lord Byron. Na França, destaca-se Os Miseráveis de Victor Hugo e Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas.


O ROMANTISMO NO BRASIL
Em nossa terra, inicia-se em 1836 com a publicação, na França, da Nictheroy - Revista Brasiliense, por Gonçalves de Magalhães. Neste período, nosso país ainda vivia sob a euforia da Independência do Brasil. Os artistas brasileiros buscaram sua fonte de inspiração na natureza e nas questões sociais e políticas do pais. As obras brasileiras valorizavam o amor sofrido, a religiosidade cristã, a importância de nossa natureza, a formação histórica do nosso país e o cotidiano popular.

12 comentários:

  1. Nota-se que o Romantismo no Brasil foi o movimento dos pensamentos e mudanças advindos da Revolução Industrial e Francesa ocorridos na Europa, a burguesia ganhava poder e uma nova classe surgia, a dos proletariados, e no Brasil, a repercussão destas revoluções é a luta e conquista da independência. Na literatura observa-se uma introspecção frente à realidade. O responsável pela consolidação da literatura romântica no Brasil é Gonçalves Dias.
    O Romantismo brasileiro pode ser dividido em três gerações: Primeira geração, Segunda geração e Terceira geração.
    Os principais autores do Romantismo brasileiro são: Gonçalves de Magalhães, Gonçalves Dias, Casimiro de Abreu, Castro Alves na poesia e Joaquim Manuel Macedo, José de Alencar, Visconde de Taunay na prosa.

    by: Gustavo xD

    ResponderExcluir
  2. Illa Mary 2º ano :
    O Romantismo teve grande repercussão no Brasil, no Romantismo os principais temas eram : amor , melancolia . No Brasil ele contribuiu para a formação da nacionalidade.No romantismo a produção literária era no Rio de Janeiro. O Romantismo chegou ao Brasil em 1836 , com a poesia "Suspiros poéticos e saudades , escrito por Gonçalves de Magalhães.
    A poesia romântica brasileira era produzida pelos jovens , explorava vários temas .Tiveram 3 gerações :
    -1ª geração: Demorou para soltar-se dos padrões neoclássicos em que havia sido educada, surgia o nacionalismo , sentimento de amor á pátria , independência.Principais poetas : Gonçalves de Magalhães e Gonçalves Dias.Principais poesias :Suspiros poéticos e saudades e Canção do Exílio .
    -2º geração: Teve como preferências o pessimismo , a morte , tédio , melancolia. Mas os poetas cultivaram também a natureza e a idealização na figura feminina.Principais poetas:Álvares de Azevedo , Casimiro de Abreu, Junqueira Freire .Obras:Lira dos vinte anos ,As primaveras.
    -3º geração tinha o desejo da comunicação com o povo, de lutas pelas causas injustas, criou-se poesias com temas sociais , liberdade.
    O teatro romântico brasileiro teve uma unica figura que dominou o período:Martins Pena , que criou a comédia de costumes ambientada no meio rural .


    Quero 10 em professora ! :) beijo

    ResponderExcluir
  3. No Brasil o Romantismo se espalhou rapidamente , mais bem no começo encontrou processo revolucionário , daí o os Românticos deveriam tipo construir um identidade própria . Três fundamentos do estilo romântico : o egocentrismo , o nacionalismo e liberdade de expressão . Teve três Gerações artísticas que foram : primeira - indianismo ; segunda - ultra-romantismo ; terceira – condoreirismo ; A separação se dá principalmente por motivos didáticos .
    Cada uma delas corresponde a uma geração artística , assim denominadas : primeira - indianismo ; segunda - ultra-romantismo Gonçalves Dias ;segunda - ultra-romantismo , Atores : Álvares de Azevedo , Casimiro de Abreu , Junqueira Freire ; terceira – condoreirismo , Autor:Castor Alves
    A Prosa folhetim buscou ambientar as tramas nos três caminhos básicos de instrumento de educação moral e cívica para um público em plena formação cultural , cujas etapas anteriores de desenvolvimento literário tinham sido incipientes . Valores como a felicidade familiar , o sucesso profissional , passam a fazer parte , explicita ou subterraneamente , das histórias românticas
    No regionalismo : Foi uma luta mais por uma imagem mais fiel do Brasil .

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O Romantismo surge na literatura quando os escritores trocam o mecenato aristocrático pelo editor, precisando assim cativar um público leitor. Esse público estará entre os pequenos burgueses, que não estavam ligados aos valores literários clássicos e, por isso, apreciariam mais a emoção do que a sutileza das formas do período anterior. A história do Romantismo literário é bastante controversa (:
    Entre seus escritores se destaca : José Alencar,
    Casimiro de Abreu é Gonçalves Dias

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Nota-se que neste período os escritores cultivaram temas como amor, a saudade, a melancolia e pessimismo. Havia os 3 fundamentos do estilo romântico:-O egocentrismo , o nacionalismo e liberdade de expressão.O Romantismo chegou oficialmente no Brasil em 1836 e tem uma grande importância ate os dias de hoje.Nesse período ha as três gerações a 1°-o idealismo,2°- ultra-romantismo e a 3°- condoreirismo.
    É impossível não fala José de Alencar considerado o mais importante escritor do Romantismo brasileiro, é ele quem consegue expressar o perfeito retrato da cultura brasileira, criando e abrindo caminhos para a criação de uma literatura brasileira original.

    ResponderExcluir
  9. O Romantismo corresponde ao movimento que procurou promover a independência cultural do país, por meio da criação de uma arte e de uma literatura nacional. O Romantismo foi caracterizado pela valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história.

    Ass: Ítalo Amorim

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir